quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Políticos e órgãos públicos, mais próximos dos cidadãos

Twitter seduz cada vez mais seguidores; além de personalidades e políticos, órgãos públicos aderem a nova ferramenta

Garon Piceli

Micro-blogging é uma forma de publicação que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto e publicá-las para que sejam vistas.
O parágrafo acima tem exatamente 140 caracteres e poderia ser facilmente postado no site de relacionamento Twitter, que é a nova sensação da internet, e cada dia que passa vem ganhando novos seguidores.

Twitter
Twitter é uma rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portateis como o Twitterberry.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.
Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

Como funciona?
Tudo começa com uma pergunta “What are you doing”, que significa: O que você está fazendo?; a partir dessa pergunta as celebridades, personalidades, políticos, agências de comunicação postam temas variados. Como o Jornal do Brasil On-line: “Empresas de ônibus foram fiscalizadas em Niterói na manhã desta terça-feira”, acompanha juntamente com a pequena manchete um link para ver a matéria completa no site.

Aproximação
Com as redes sociais, políticos brasileiros e órgãos públicos estão cada vez mais tentando se aproximar do cidadão, intensificando o contato direto. Usam a rede para divulgar políticas públicas e tratar de temas atuais, entre eles a sustentabilidade.
Em Foz do Iguaçu o primeiro vereador a adentrar no mundo ‘twitteiro’ foi o presidente da Câmara dos Vereadores, Carlos Juliano Budel. O presidente atualiza sua página diariamente com informações decorrentes da Casa de Leis e projetos em tramitação bem como destaques que já recebeu. O seu último tweet diz “Na pauta, duas Indicações minhas: a 1ª pede ao prefeito a reestruturação do campo de suíço, em frente a antiga Cobal, no bairro Vila ‘C’ e a 2ª pede sinalização de trânsito e redutores de velocidade na Rua Terezina, no Loteamento Bela Vista Sul, região da Vila ‘C’”, o comentário foi dividido em duas partes pois ultrapassou o limite de caracteres imposto pelo sistema.
O senador paranaense, Alvaro Dias (PSDB), também aderiu a rede de relacionamentos e em sua última atualização datada de segunda-feira (10) comenta: “O Lula,não sabe,não ve,não ouve e é campeão em terceirizar responsabilidade. É claro,nunca assumirá que pediu a Dilma para interferir”.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), por exemplo, é um dos que têm usado as novas tecnologias no Brasil. Seu perfil no Twitter é acompanhado por cerca de 50 mil pessoas. Lá ele escreve sobre política, futebol e até mesmo sobre a vida em família.
Até agora, pelo menos 25 órgãos públicos do governo paulista estão no Twitter. O primeiro, desde março, foi a Secretaria de Comunicação, que também está no Orkut, Facebook, YouTube e Flickr.
Quem quer acompanhar os políticos brasileiros na rede pode consultar a lista preparada pelo site Politweets (www.politweets.com.br).
Atualmente, fazem parte dessa listagem 1 governador, 17 senadores, 47 deputados federais, 12 deputados estaduais e 47 vereadores.

Mobilização
O Twitter tem se mostrado também uma poderosa ferramenta de mobilização política - a ponto de ter protagonizado um papel fundamental durante as eleições presidenciais do Irã, no mês passado.
Partidários da oposição encontraram no site a maneira mais eficaz de dizer ao mundo que o governo havia fraudado as votações. Para driblar a censura, convocaram internautas do mundo inteiro a retransmitir suas mensagens.


PRF no Twitter
Ocorrências policiais e informações de utilidade pública (e em breve atualizações sobre trânsito em tempo real), estão sendo acessadas desde ontem (11) no endereço twitter.com/191PARANA. O projeto piloto tem como objetivo tornar acessíveis aos meios de comunicação e à sociedade civil, de modo rápido, informações relevantes sobre o que acontece nas rodovias federais no Paraná: condições de tráfego, acidentes que causem interdições, principais apreensões, dicas e orientações para o trânsito. Para ver as informações não é necessário se cadastrar.
“Para quem já possui perfil no Twitter é só “seguir” diz uma atualização do site.